TRÁFICO de Seres Humanos

TRÁFICO DE SERES HUMANOS. Testemunhos e documentos

Este livro que se apresenta resulta da iniciativa do Forum Abel Varzim (FAV) e teve a parceria da Comissão de Apoio à Vitimas de Trafico de Pessoas (CAVITP) e da Cáritas Portuguesa. O Livro foi prefaciado pelo Bispo de Santarém, D. José Traquina, actualmente presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Com o livro pretende-se alertar os Cristãos e também outros homens e mulheres para a existência de um problema, que não é de hoje, mas que se tem acentuado nos nossos dias e que se traduz em muitas formas de exploração humana, em clara violação dos direitos humanos e da dignidade que todos os seres humanos merecem.Com o livro pretende-se dar conhecimento das situações de atropelo à dignidade humana mas também motivar todos a dar o seu contributo para minimizar ou eliminar essas situações.

Colaborou neste livro, o jornalista e investigador Licinio Lima, com um texto sobre a papel do Padre Abel Varzim na sua importante obra de defesa das prostitutas do Bairro Alto nos anos 50 do século passado, exemplo ainda hoje a seguir. O Livro conta ainda com textos de Cláudia Pedra, especialista e investigadora há mais de 18 anos destas temáticas, Irmã Gabriela, Irmã Júlia Barroso, Irmãs Oblatas, Ninho e do juiz Pedro Vaz Patto.

O que temos de saber sobre Tráfico de Seres Humanos (TSH)

            O Tráfico de seres Humanos é um fenómeno que constitui uma das violações mais graves do Direitos Humanos do século XXI que gera muito sofrimento físico e psicológico às suas vítimas e simultaneamente lucros chorudos aos promotores do tráfico – os traficantes.

            A ONU, há já alguns anos, estimava que existissem no mundo mais de 2,5 milhões de pessoas traficadas. Um número horrível reconhece Cláudia Pedra- investigadora deste tema há mais de 18 anos – mas acrescenta que, segundo muitos especialistas que .....

Continuar a ler...