Revista «TRANSFORMAR» - n.º 51

«TRANSFORMAR» n.º 51 - maio / 2015

- 2014 Ano das COMEMORAÇÕES dos 50 ANOS da MORTE do PADRE BEL VARZIM

EDITORIAL

Em 2014, mais precisamente em Agosto desse ano, passaram cinquenta anos sob a morte do Padre Abel Varzim. Seguindo o exemplo de Jesus Cristo, este homem, este sacerdote, passou pelo mundo fazendo o bem.

Aqueles que tiveram a honra de com ele conviver e de partilhar muitas das suas preocupações, de escutar as suas palavras sábias e testemunhar o seu exemplo de vida, veem nele um Santo de Deus.

As suas reflexões e os seus escritos permanecem atuais e poderão ajudar os cristãos, e todos os outros homens e mulheres de boa vontade, a empenharem-se na construção de um «Mundo Novo», onde o respeito pela dignidade humana, a defesa do bem comum, a solidariedade e a fraternidade estará no topo da hierarquia de valores professados e por todos assumidos.

Nesta edição do «Transformar» damos conta do conjunto de atividades que foram desenvolvidas para comemorar dignamente este cinquentenário. Iniciamos, com não poderia deixar de ser, na Igreja da Encarnação e terminamos na cidade natal – Cristelo. Pelo meio recordamos o Padre Abel Varzim, homem político numa sessão na Assembleia da República. Em Braga refletimos sobre as suas conceções sobre a dignidade do trabalho humano. E também mergulhamos no Bairro Alto, onde a sua luta pela dignidade das prostitutas nos ajudou a assumir compromissos para lutar contra a exploração sexual e laboral de tantos irmãos nossos são hoje vítimas.

Neste número reproduzimos os textos das intervenções que consideramos mais significativas. Esses textos, que estão integralmente disponíveis no Portal do Forum, foram transcritos de gravações em áudio. Pedimos, antecipadamente, desculpa aos leitores e também os diferentes oradores pela «dureza» dos textos próprios da comunicação oral.

Nas páginas iniciais publicamos uma entrevista ao Dr. João Gomes, fundador e grande animador do Forum Abel Varzim e um testemunho de Alberto Eiras dos Santos publicado na revista Cultural da Póvoa de Varzim.
A Direção

Ver Revista

NOTA: Remeteremos a Revista em papel, a quem no-lo solicitar. Gastos de Envio €2,00 pagos préviamente. Faça AQUI o seu pedido.