Mikhail Gorbachev / RUSSIA e ESTADOS UNIDOS

É preciso construir a PAZ
RUSSIA e ESTADOS UNIDOS não estão condenados ao confronto

                 A Imprensa mundial tem-nos bombardeado com notícias e imagens, dos "desvarios" do sr. TRUMP. Mas a realidade é que aquele sr., e outros que tal, têm na sua mão um poder colossal que, se mal orientado, pode provocar a erradicação do HOMEM na face da Terra.

                Todos nós, como cidadãos do mundo, estamos envolvidos, por muito fracos e pequenos que possamos ser. Temos de criar uma consciência da "PAZ" à nossa volta, e não julguemos que nada podemos fazer. O Universo é uma realidade que nos transcende, no entanto, fazemos parte dele e assim, as ações de cada um de nós têm consequências coletivas.

                As nossas práticas, religiosas ou não, devem ter como objetivo a PAZ, conscientes de que ela não é só "Não Guerra", é também desenvolvimento, tolerância, etc.  

                Em junho passado, o Sr. Gorbachev (um dos maiores estadistas do nosso tempo) proferiu uma palestra numa Conferência Realizada para celebrar os 30 anos da "Cimeira Reagan/Gorbachev" que teve lugar em Moscovo, em 28 de maio de 1988.

                Há pouco, houve uma grande quantidade de críticas à conferência de imprensa de Putin-Trump após uma cimeira. Tinha que ser criticado, mas não pelas razões dadas por alguns comentadores, sobre a sua linguagem corporal, ou sobre quem ganhou e quem perdeu. Essas duas pessoas poderiam ter conseguido muito, procurando meios pacíficos para resolver os conflitos na Síria, Líbia, Iêmen e os desentendimentos sobre o acordo nuclear com o Irão, ou abolir as armas nucleares.               

                Aqui disponibilizamos o texto da comunicação de Gorbachev, pois trata-se de um texto que nos parece, de veras, importante.

LER/BAIXAR