Estará o Mundo à beira de uma «Guerra Nuclear»?

Estará o Mundo à beira de uma «Guerra Nuclear»?

O risco de um conflito nuclear, entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos da América, que necessariamente afetaria não só os países limítrofes, mas também todo o Universo, e de que resultaria um «Inverno Nuclear», é uma eventualidade plausível, dado o comportamento dos dois líderes daquelas duas nações.

Se aceitarmos a retórica que as agencias noticiosas nos veiculam, proferida pelos líderes dos dois países, o risco de uma guerra nuclear, parece plausível.
Contudo, o que é que move os Sr.s Trump e Kim Jong-un? Quanto ao Sr. Trump sabemos que o que está em causa é a liderança do mundo (America first…), e quanto à Coreia do Norte?

Para estarmos esclarecidos precisamos de confrontar diversas fontes, para minimizarmos as "manipulações" dos media. Assim, aqui divulgamos dois textos, publicados nos EUA, sobre o assunto: 

  • O primeiro, intitulado: «A lógica na "loucura" norte-coreana»  é da autoria de Ann Wright , que serviu 29 anos no Exército dos EUA, e como diplomata durante 16 anos e serviu nas embaixadas dos EUA na Nicarágua, Grenada, Somália, Usbequistão, Quirguistão, Serra Leoa, Micronésia, Afeganistão e Mongólia. Demitiu-se em março de 2003 em oposição à guerra de Bush no Iraque. 
  • O segundo, que tem por titulo: «Trump Interpreta erradamente a dinastia sagrada da Coreia do Norte e o seu perigo» da autoria de Michael Brabazon foi publicado no «The Guardian».

Ler:
«A lógica na "loucura" norte-coreana»
«Trump Interpreta erradamente a dinastia....»