CARTILHA CORPORATIVA

CARTILHA CORPORATIVA

«EDIÇÃO DA U. N. (União Nacional) EM COLABORAÇÃO COM O S.P.N. (Secretariado da Propaganda Nacional), NO VII ANIVERSÁRIO DA PUBLICAÇÃO DO ESTATUTO DO TRABALHO NACIONAL

LISBOA - 1941

      Reedição da obra publicada em 1940 sob o título «Cartilha do Cooperativismo» Data de 23 de Setembro de 1933, dia em que foi publicado o ESTATUTO DO TRABALHO NACIONAL, a economia corporativa portuguesa.

      Do caminho percorrido desde então – sete anos de esforço incansável e de obscuras devoções - é impossível ajuizar pela extensão que adquiriu a organização corporativa e pela reforma que se operou na consciência nacional.

      Parece a altura de colocar ao alcance de todos um compêndio elementaríssimo que sirva de iniciação no conhecimento da doutrina e das realizações. Não é outro o objectivo da presente publicação que invoca, para que se dêem por justificadas as inevitáveis omissões, a preocupação fundamental de não exceder os limites que lhe assinara o próprio título que se escolheu.

      É uma Cartilha, o A B C do Corporativismo.        

O Forum Abel Varzim fiel ao seu princípio de «não apagar a memória», aqui deixa um exemplar da «CARTILHA CORPORATIVA», em formato digital.