ABEL VARZIM e os universitários

 

… ENVERGONHADOS diante de um CÃO

Os finalistas de Direito, do Curso de 1950/55, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pertencentes à Juventude Universitária Católica, antes da sua viagem de fim de curso, a Paris, convidaram o Padre Abel Varzim para comentar o filme «HUMBERTO D», estreado em 1955 no Cinema Monumental, realizado por Vittorio De Sica, e protagonizado por Carlo Battisti e Maria-Pia Casilio, o qual conta a historia de um idoso, funcionário público aposentado, que é despejado por não conseguir pagar a renda do quarto onde residia. Tem por única companhia, e amigo, um cão!

É um clássico do cinema italiano do pós-guerra, na linha de «Ladrões de Bicicleta», «Milagre de Milão», etc.

O manuscrito da conferência guardado pelo Dr. Henrique Santa Clara Gomes durante vários anos, foi oferecido por este à Editora Multinova que, por sua vez, o confiou ao Forum Abel Varzim.

Ao editar o documento, a Multinova comenta: «O testemunho de Abel Varzim nesta conferência é mais um grito de alerta à sociedade da época - que pouco difere da dos dias de hoje - onde campeiam o egoísmo, o atropelo, a corrupção, a miséria quer moral quer material, puxando a sociedade para os extremos: cada vez mais pobres e cada vez mais poderosos.

De novo se perguntará nos nossos dias: como dar a volta a isto? Digam-nos senhores políticos, senhores empresários, capitalistas, dirigentes sindicais e patronais, membros das Igrejas, e de uma maneira séria, realista e capaz de vencer as mazelas sociais apontadas. 
Leiam Abel Varzim!»

 

Ler palestra sobre este PROBLEMA ACTUAL!!!