As «Fake News» e «Jornalismo pela PAZ»

As «Fake News» e «Jornalismo pela PAZ»

De há uns tempos a esta parte temos ouvido falar, muito, de «Fake News/Notícias Falsas». Não se trata de uma "questão" nova, mas um determinado cavalheiro  tem dado enfâse ao assunto distorcendo, muitas vezes, a verdade.

No passado domingo anterior a Pentecostes, DIA MUNDIAL das COMUNICAÇÕES, Sua Santidade o Papa Francisco difundiu uma Mensagem sobre o tema das "notícias não verdadeiras" e, estranhamente, ou não, a comunicação social da Nossa Terra não fez alarido do assunto. A Mensagem de Sua Santidade o Papa Francisco é um Importante Documento acerca do tema da «verdade» e precisa de ser lido e acolhido com entusiasmo por todas as pessoas de Boa Vontade, qualquer que seja o seu "credo" ou "ideologia". 

Aqui divulgamos o texto:

"A verdade vos libertará" (Jo 8,32).

Notícias falsas e jornalismo pela paz

Queridos irmãos e irmãs

Comunicação é parte do plano de Deus para nós, e uma maneira essencial de experimentarmos a amizade. Feitos à imagem e semelhança do nosso Criador, somos capazes de expressar e compartilhar tudo o que é verdadeiro, bom e belo. Somos capazes de descrever nossas próprias experiências e o mundo ao nosso redor e, assim, criar a memória histórica e a compreensão dos eventos. Mas quando cedemos ao nosso próprio orgulho e egoísmo, também podemos distorcer a maneira como usamos nossa capacidade de nos comunicar. Isso pode ser visto desde os tempos mais remotos, nas histórias bíblicas de Caim e Abel e da Torre de Babel (cf. Gn 4: 4-16; 11: 1-9). A capacidade de distorcer a verdade é sintomática da nossa condição, tanto como indivíduos quanto como comunidades. Por outro lado, quando somos fiéis ao plano de Deus, a comunicação torna-se uma expressão eficaz de nossa busca responsável pela verdade e pela busca da bondade.

No atual mundo de comunicações e sistemas digitais em rápida mudança, estamos testemunhando a disseminação do que veio a ser conhecido como “fake news " [notícias falsas]. Isto requer reflexão, e é por isso que decidi voltar nesta Mensagem da Jornada Mundial das Comunicações para a questão da verdade, que foi levantada uma e outra vez por meus predecessores, começando com o Papa Paulo VI, cuja Mensagem de 1972 teve como tema: “Comunicações sociais ao serviço da verdade”. Desta forma, gostaria de contribuir para o nosso compromisso comum de conter a disseminação de notícias falsas, e redescobrir a dignidade do jornalismo e a responsabilidade pessoal dos jornalistas de comunicar a verdade.

O que é falso nas «fake news»? ……

Continuar a Ler/baixar documento